08 de Maio – Dia do Profissional de Marketing
“Para ser profissional de marketing hoje é preciso ter um gosto maior por superar desafios. Em todas as áreas que muitos vêem, erradamente, de forma isolada, desde o pensamento e o planejamento estratégico, até a promoção, o relacionamento e o marketing direto, é preciso ser um camaleão para se adaptar às inovações e mudanças diárias. O cenário, em primeiro plano, é no mínimo intrigante. Vender, atividade fim do marketing, nunca foi tão difícil.
Novas necessidades de consumo e de relacionamento, fragmentação da mídia, corte nos custos e nas verbas, consumidor consciente e mutável (ou não), tecnologia avançando em passos largos, economia brasileira estável, concorrência e competição implacável, retorno sobre investimento, sustentabilidade, modismos, tendências e um sem-número de fatores são pólvora na bomba que está nas mãos dos profissionais de marketing.” ( Mundo Marketing)
Estratégia, marca, publicidade, ponto-de-venda, promoção, incentivo, eventos…tantas atividades para um único profissional que não teria como explicar em um único post.
Algumas funções do profissional de Marketing:
- Entender o comportamento dos consumidores e as suas influências;
- Estudar o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing” e as suas variáveis;
- Implantar um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
- Auxiliar na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
- Observar atentamente os passos da concorrência;
- Definir objetivos e elaborar planejamento estratégico;
- Verificar as oportunidades de mercado;
- Selecionar mercados-alvo e seus segmentos;
- Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
- Estabelecer estratégias de preço e distribuição;
- Definir as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
- Estabelecer ações de endomarketing;
- Organizar estruturas comerciais;
- Controlar budget (orçamento);
- Efetuar controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos em informações seguras em benefício das decisões futuras.
Fonte:
http://midiapublicitaria.com/08-de-maio-dia-do-profissional-do-marketing/
Nenhum comentário:
Postar um comentário