terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dicionário das Marcas

  Com amplo repertório e classificações, as bebidas fazem parte do nosso cotidiano seja em atividades caseiras, diárias ou esporádicas. Mas oque significam seus nomes?

Chega o fim de semana e tudo que as pessoas buscam é refrescar a cabeça, esquecer os problemas do trabalho e se divertirem. Junto com o churrasco, balada ou com um jantar familiar sempre encontramos uma bebida: seja alcoólica, refrigerantes, drinks ou batidas, esses líquidos artificiais fazem parte do nosso dia-a-dia. Mas porque receberam os nomes em que assinam?
confira abaixo a respostas para essas questões.


Pepsi:
 No ano de 1893, no estado da Carolina do Norte, o farmacêutico Caleb Davis Bradham, formulou um medicamento inicialmente sugerido para combater a dispepsia, uma doença causada pela falta da enzina pepsina no organismo. Em pouco tempo, o produto passou a ser utilizado não como medicamento e sim como iguaria, oficializando o nome Pepsi, numa referência direta ao primeiro propósito do combate à dispepsia.
Gatorade: Criado por quatro médicos pesquisadores da Universidade da Flórida a partir da frustração de Ray Graves, técnico do time de futebol americano Florida Gators, com o desempenho dos atletas durante o verão. Após pesquisas e testes, a fórmula final foi desenvolvida, porém o sabor não era agradável. Decidiu-se então misturar suco de limão na composição. O nome surgiu então da junção de Gators e da palavra lemonade. Ou seja, limonada dos Gators.
51: Inicialmente chamada de Pirassununga 51 homenageando sua cidade de origem (Pirassununga/SP), a origem da numeração não tem uma definição certa. Uma versão diz que se trata de uma homenagem à conquista da Taça Rio pelo Palmeiras em 1951.
Skol: Na língua sueca, Skol significa “à sua saúde”, expressão usada antes de um brinde.

Brahma:
 Para este caso, três versões tentam explicar a escolha do nome: uma versão defende que seu criador, Joseph Villiger era um admirador da cultura hindu e o nome homenageia o deus Brahma, responsável por toda a criação do universo. Outra linha defende que Joseph era admirador do compositor Johannes Brahms. Ainda há os que defendem que se trata de uma homenagem ao inventor da válvula de chope, Joseph Bramah.
Heineken: De origem holandesa, a cerveja foi fundada em 1863 por Gerard Adriaan Heineken, na cidade de Amsterdã. Possui cerca de 115 cervejarias em 175 países. Herda o sobrenome de seu fundador.
Dolly: Semanticamente, o nome é o diminutivo de Dorotéia, que em grego, Dorothea, significa dádiva de Deus.

Fanta:
 A marca de refrigerantes alemã surgiu em 1941. Seu nome originou a partir de um concurso entre os funcionários da fábrica para eleger o nome da empresa. O coordenador Max Keith, solicitou que usassem a imaginação (Phantasie, em alemão). Ao ouvir isso, o vendedor veterano Joe Knipp imediatamente falou: Fanta. A partir de então o nome passou a ser utilizado.
Yakult: Empresa multinacional japonesa, seu principal produto é o leite fermentado que tem seu nome derivado de Jahurto, que significa iogurte em Esperanto. O nome também faz alusão a uma tribo que vivia na região da Sibéria, na Russia, chamada Yakutes, sendo a principal bebida consumida por esse povo.
Johnnie Walker: Diminutivo de Jhon Walker, criador da bebida, que aos 15 anos a desenvolveu à base de malte e grãos, se tornando referência na produção de whisky no século XX.
Jack Daniels: O americano Jasper Newton Daniel, apelidado como Jack, apresentou a fórmula de seu whisky amadurecido em carvão de bordo aos 16 anos, em 1866.
Coca-Cola: Líder no segmento, seu nome deriva da composição original do produto: folhas de coca com a noz-de-cola. Atualmente, o produto não é fabricado com folhas de coca.
José Cuervo: Cuervo se trata de um sobrenome. José Maria Guadalupe Cuervo deu início à produção da tequila e a nomeou como uma homenagem a seu pai, José Antonio de Cuervo. 
Smirfnoff: O russo Arsenyevitch Smirnov, dono de uma destilaria em Moscou, foi o primeiro homem a utilizar carvão vegetal para filtrar vodka. O “ffs” substituiu o “v” para deixar o nome com uma pronúncia francesa.
Fonte:midiapublicitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário