Acompanhamos neste artigo dicas simples e eficazes.
Apesar de não existir uma fórmula, existem dicas que podem te ajudar, não só em uma entrevista, mas em seus relacionamentos interpessoais.
Estamos cercados de protocolos sociais e passamos a maioria do tempo seguindo-os. Não que isso seja ruim, aliás, é possível ter uma boa convivência com o próximo graças a eles. E em uma entrevista de emprego não poderia ser diferente. Tem suas próprias regras, mas ali, você é o foco das atenções e o examinador está avaliando o tempo todo e suas "repostas", e estas vão além do certo ou errado.
Por isso, não existe uma fórmula que lhe garanta êxito em uma entrevista. Principalmente, porque a competitividade profissional aumenta a cada dia. Então não basta ter apenas o domínio técnico na área em que você atua, é preciso ter também desenvolvidas as competências pessoais e comportamentais. Ser educado e saber usar o bom senso, por exemplo, são essenciais.
Apesar de não existir uma fórmula, existem dicas que podem te ajudar, não só em uma entrevista, mas em seus relacionamentos interpessoais. Vamos ver três delas que julgo ser essenciais:
Transparência – Seja transparente com o entrevistador. Em hipótese alguma minta. Vamos supor que o cargo exija que seja feito relatórios duas vezes ao dia, não adianta você dizer que adora fazer relatórios, se você odeia. Toda mentira traz uma consequência e isso pode manchar a sua carreira.
O corpo fala – Às vezes, o corpo diz muito mais que suas palavras. A dica aqui é olhar no olho do entrevistador. Olhar para baixo, para cima ou para os lados seu corpo revela que você está tímido, está em dúvida ou simplesmente não está interessado no que o entrevistador está dizendo.
Qualidade não é defeito – Dizer que é perfeccionista "demais" ou muito sincero (a) quando perguntado sobre os seus defeitos é errado. Pelo simples motivo de não serem defeitos. Não existe perfeccionista "demais", ou você é ou não é. E é claro que sinceridade não é defeito, ser mentiroso, sim. Quanto perguntado sobre um defeito seu, fale sobre ele, afinal – somos humanos, todos temos – e diga também o que você está fazendo para melhorar.
Por Equipe IBC Coaching, IBC Coaching
Nenhum comentário:
Postar um comentário