Com "concorrência" dos tablets, venda de PCs cai no terceiro trimestre.

Foram comercializados 4,05 milhões de computadores entre julho e setembro, uma redução de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da consultoria IDC divulgados nesta sexta-feira (30).

"O resultado pode ser considerado ainda mais crítico porque esse é um período em que o varejo começa a se abastecer para as vendas de Natal", diz Camila Pereira Santos, analista da IDC.
Um dos principais motivos para o esfriamento do segmento é a ascensão dos tablets no mercado brasileiro.
No primeiro semestre deste ano, as vendas dos dispositivos cresceram 120% em relação ao mesmo período de 2011.
O ritmo deve continuar acelerado no terceiro trimestre, segundo previsão de analistas.
"As pessoas estão usando o tablet como um segundo dispositivo em casa. Isso faz com que o notebook ou desktop (computador de mesa) tenha um tempo de vida maior e a troca seja menos frequente", diz Camila.
A redução nas vendas de PCs no terceiro trimestre foi ocorreu, principalmente, pela queda dos desktops -- o número de aparelhos comercializados caiu 13,7% em relação a julho e setembro de 2011.
Em relação ao segundo trimestre de 2012, as vendas de PCs tiveram alta de 1,9%.
Segundo a consultoria IDC, no início do ano, a expectativa era de um crescimento na casa dos 15% na comparação entre o terceiro trimestre de 2011 e de 2012.
Para o ano, a previsão inicial era de alta de 13% nas vendas, mas os analistas já reduziram a estimativa para 2%.
Além do avanço dos tablets, 2012 está sendo um ano fraco para esse mercado por outros fatores.
A alta no preço de alguns dos componentes de fabricação dos aparelhos, em decorrência das enchentes na Tailândia no final do ano passado, fez aumentar o custo do produto para o consumidor final.
"Os fabricantes tiveram de repassar uma alta de 15% no preço para o varejo", afirma Camila.
As variações do dólar ao longo do ano e a crise internacional também provocaram a retração das compras das empresas - o mercado corporativo responde por 32% das vendas de PCs no país.
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