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terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Marketing Digital - O que são leads e porque se fala tanto deles no marketing digital
No marketing digital se fala muito da “geração da leads”, estratégia adotada por empresas do ramo digital. Mas afinal do que consiste um lead? Para simplificar, um lead é uma forma de qualificação de um contato.
Segundo alguns especialistas da Hubspot, uma empresa especializada em geração de leads, o lead consiste em um usuário que adquiriu
algo gratuito em troca de suas informações, como o caso deles, onde os
usuários deixam diversas informações para baixarem um ebook, whitepaper,
etc. Para Hubspot, a geração de lead é o resultado de uma landing page
bem criada. Ou seja, se você atrair um usuário para uma página e nela
você convencer de que ele precisa entrar em contato com você, já é um
bom caminho andado para aquela pessoa se tornar um consumidor.
Apesar desta definição, muitas empresas pregam que o lead
nada mais é do que um contato qualificado, ou seja, uma pessoa que
entra em contato com você através de algum meio e esta interessada em
algum produto/serviço. Alguns chamariam isto de “lead qualificado“, enquanto outros chamam apenas de “lead“.
Estas questões mais específicas sobre a definição do termo eu prefiro
não tratar neste momento, pois vai depender da linha bibliográfica que
você vai seguir, ou seja, em quem você vai efetivamente ‘acreditar’. O lead está no topo do funil de vendas.
Uma coisa que a grande maioria tem em mente é definir o que não é
lead. Muitos definem que apenas o ato de entrar em contato com a empresa
não se caracteriza como um lead, pois nem sempre a pessoa está
realmente interessada em serviço ou produto, talvez procure apenas por
informações. Segundo a Hubspot, se você tem apenas o email da pessoa,
você tem um contato, não um lead; o próximo passo é transformar este contato em lead.
Se uma pessoa entrou em contato com você para obter informações
diversas, você pode trabalhar para que ela se torne um consumidor. E porque as empresas estão oferecendo “geração de leads”?
Diversas empresas no exterior e algumas dentro do Brasil estão
começando a usar com mais frequência a venda de leads como um negócio,
ou seja, você não está contratando a empresa para fazer algo para você,
você está contratando ela para que esta lhe passe leads. Ao
invés de pagar por uma empresa que lhe ajude atrair clientes, você paga
diretamente pelos clientes que vai receber. Em muitos casos é vantagem
para a empresa e para o fornecedor. Por que? Justamente porque isto
obriga o fornecedor a prestar um bom serviço, usando todo o seu
conhecimento em marketing digital para conseguir gerar leads qualificados, ou contatos que o cliente sinta que está pagando um valor justo.
Na grande maioria das vezes o valor é pago em pacote ou individual,
ou seja, você compra 100 leads por um valor X e/ou paga por cada lead
gerado. O valor por lead é relativo ao mercado, técnicas utilizadas,
qualificação do mesmo, etc. O custo desta brincadeira pode começar em
R$10 ou R$20 e não tem limite para chegar.
Na lógica é bem simples. Se você vai pagar R$100 para conseguir o
contato de uma pessoa que vai lhe render um lucro de R$110, você ainda
está na vantagem. É uma lógica semelhante a de comissões por venda.
E você, já trabalha com leads ou já pensou em implementar algo assim no seu trabalho?
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